sábado, 30 de abril de 2011

Ter colegas ou ser amigo?

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine (CORÍNTIOS, 13).
Se nossas vidas fizessem sentido individual e particular, jamais precisaríamos falar a mesma língua, embora o amor seja poliglota ao meu ouvido. Diariamente é como se não sentíssemos o vazio de sermos um, sozinho, ou os que possuem mil amores, não percebessem a grandiosidade de ser tão acompanhado. Ter família e ter amigos dá sempre no mesmo: Não estar sozinho. Sair de alguém. Ter alguém. Fecundar alguém. Alguém vai conhecer outro alguém, que pode ser um amigo, ou um amor, que vai fecundar alguém, e... Sempre haverá alguém. Por isso sim, temos a certeza de que não dá pra ser feliz sozinho! Ter vários tipos de amor, conota à esse alguém que ele é essencial pra outra pessoa, e que uma outra pessoa é feliz por tê-la. É a sensação de sermos muita coisa pra alguém que nos torna seres capazes de ajudar, de cuidar, de se preocupar, apoiar, amar... 

Nunca vai importar o que aquela pessoa é da gente genealogicamente, porque não é o fato de termos uma mãe, que vai nos fazer amar e respeitar como mãe e amiga. Assim, como não é o fato de termos um pai que nos faz ter amor e respeito por ele. Não são os laços genealógicos que perpassam o amor. É o amor que perpassa laços genealógicos. Nós amamos pelo que somos ao lado dessa pessoa, e não porque somos filhos, ou pai, ou mãe.


A amizade sim, torna o amor algo literal, pois nossa família, ainda que não seja amada ou admirada por nós, sempre continuará sendo família. Mas amigos não. Amigos deixam de ser amigos. Só os amigos mudam. A família não. Se vocês sabem o que são amigos, talvez estejam se perguntando no momento, se eu falo de amigo, ou se falo de colega.

Caros leitores, AMIZADE não é transportada por carro, ela anda a pé. AMIZADE nunca fica sem crédito, ela liga do celular emprestado. AMIZADE nunca falta tempo, pelo contrário, ela disponibiliza tanto o tempo ao seu favor, que é pros não-amigos que realmente falta tempo. AMIZADE nunca liga, ela vai de moto-táxi até sua casa. AMIZADE não pergunta o que você vai fazer no final de semana, ela pergunta como está sendo sua semana. AMIZADE não espera não ter o resto do mundo pra lembrar-se de você, ela faz de você parte importante desse mundo. AMIZADE não segura vela, ela compartilha momentos. AMIZADE não enxerga dificuldade, ela facilita as soluções. AMIZADE não tem se torna passiva NUNCA. AMIZADE tem vontade, interesse e ATITUDE. 

Talvez seja agora, a hora da gente resolver nossa suficiência ou a suficiência dos outros na nossa vida.

Será que os amigos que a gente chama de NOSSOS, são mesmo nossos? Embora já tenhamos parafraseado alguém, não dá pra ser feliz sozinho, MESMO! Desejo somente que não nos amemos tão pouco à vivenciar o momento em que aceitaremos a metade incompleta de algum sentimento. Sim, porque embora metade, até as metades podem ser completas, é preciso só ter verdade e doação.
Deixarei dito por todos, sintam-se falados nos meus escritos: “Eu sei que você é um colega, ainda que eu seja um amigo!”
-


[SAUDADES, Vovó]

Nenhum comentário:

Postar um comentário